Walfredo Gurgel vai monitorar qualidade de serviços

A partir deste mês todos os setores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) atuarão com o objetivo de alcançar metas. O trabalho terá como base uma série de indicadores que estão em fase final de preparação e que serão distribuídos de acordo com o perfil de cada serviço. A iniciativa do trabalho, que partiu da própria gestão do hospital, mostrará as áreas que o Walfredo Gurgel está indo bem e aquelas que é preciso melhorar.

“A partir da inclusão do HMWG no Programa SOS Emergência do Ministério da Saúde (MS) foi notada a importância de se trabalhar a partir de indicadores. É uma forma de mostrar claramente onde são necessários ajustes na gestão e nos serviços. Estamos montando também um “dashboard” (tipo de painel onde as informações coletadas estarão afixadas) que será compartilhado mensalmente com todos os setores. Dessa forma, cada chefe ou gerente saberá onde precisa focar para elevar (quando necessário) a produtividade e a qualidade do serviço”, disse o assessor da direção geral, Antônio Tomaz de Aquino.

Para cada indicador a ser coletado, haverá uma ficha técnica a ser preenchida onde constarão itens como a unidade de medida (números percentuais ou totais), período (dias necessários para coleta dos dados), fonte (local de onde os dados serão compilados) e meta.  Cada chefe e gerente também assinará um termo que formalizará junto à gestão o compromisso em coletar todas as informações necessárias, no tempo hábil, para que não haja interrupção do trabalho.   

 A diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, avalia o processo como indispensável para um hospital do porte do Walfredo Gurgel. “Um gestor que não se preocupa com a qualidade e melhoria do serviço, não pode fazer uma boa gestão. É preciso conhecer a qualidade do trabalho oferecido. Para nós, estes indicadores, serão de extrema importância”, afirma.


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