Greve chega ao 15º dia com cerca de 70% dos bancos fechados no RN

A greve dos bancários completa 15 dias nesta terça-feira (20) no Rio Grande do Norte com cerca de 70% das agências fechadas, segundo informou o Sindicato dos Bancários do RN. De acordo com o coordenador geral do sindicato no estado, Gilberto Monteiro, a estimativa é que o número de agências paradas na capital chegue a 90%. Ainda não há previsão para o fim da greve.

Segundo Monteiro, a última rodada de negociações entre a categoria e a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) aconteceu na última quinta-feira (15). No entanto, a proposta de 7% de reajuste e R$ 3 mil de abono salarial foi rejeitada na mesa de negociação por não atingir sequer a metade do valor cobrado pelos bancários.

"A proposta que está em negociação é a da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), que cobra 14,78% de reajuste. Três sindicatos do Brasil - RN, Maranhão e Bauru - entendem que temos que cobrar as perdas acumuladas dos bancos privados de 1994 para cá, o que dá o valor de 28%", explicou Gilberto. No entanto, o coordenador ressalva que a proposta que está sendo negociada é a da Contraf.

Durante a paralisação, um acordo entre o Procon estadual e os bancários garantiu que nas agências que mantiverem algum funcionamento, pelo menos um funcionário está sendo mantido no auto-atendimento para auxiliar nos serviços básicos, como perda de cartão e desbloqueio de senha. Os bancos ainda estão garantindo uma quantidade mínima de agências para o serviço de depósito.

"No caso do Banco do Brasil, as agências do Igapó, Prudente de Morais, Afonso Pena e Amintas Barros estão recebendo depósitos. As agências da Caixa Econômica Federal em atividade são as da Ribeira, Roberto Freire e Potengi. Os bancos privados também estão mantendo um percentual mínimo", detalhou Monteiro.

Apesar de reconhecer a dificuldade nas negociações, o coordenador descarta qualquer volta da categoria antes de chegar a um acordo. "Nos achamos que a Fenaban está endurecendo as negociações, mas não podemos desistir do nosso movimento. Pelo contrário: temos que conseguir que mais companheiros entrem no movimento grevista para ganharmos força e retomarmos a negociação", concluiu.

G1RN*


0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.