Chefes de facção no RN são autuados criminalmente por rebelião

Os 21 detentos apontados como chefes de uma facção que reivindica os ataques ocorridos nos últimos dias no Rio Grande do Norte vão responder na Justiça por terem participado do motim ocorrido na noite da quarta-feira (3) na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal. Ao G1, o secretário Wallber Virgolino revelou que os detentos foram autuados por dano qualificado, atentado contra a segurança ou o funcionamento de serviço de utilidade pública, perturbação da ordem ou disciplina da prisão e associação criminosa.

Durante o motim, os detentos empilharam colchões no pé do muro do presídio e atearam fogo. Segundo Virgolino, o objetivo era fazer com que as chamas atingissem a torre onde foram instalados os bloqueadores de celular. O secretário considera que foi a instalação dos bloqueadores que motivou a onda de ataques no estado. Ainda de acordo com o secretário, o equipamento não foi danificado e segue funcionando normalmente.

“É importante divulgar que no RN o preso que quebrar presídio e participar de motim ou rebelião será punido. Na última ocorrência no PEP, todos foram autuados e enquadrados em quatro tipos penais, inclusive em associação criminosa, cuja pena mínima é de 8 anos de detenção. Esta foi a primeira vez que presos  responderão criminalmente por uma rebelião aqui no estado”, afirmou Virgolino.

Presos transferidos


Os 21 detentos autuados deixaram o Rio Grande do Norte na manhã deste sábado (6).Em um avião da Polícia Federal, eles embarcaram com destino aos presídios federais de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO). A aeronave decolou do Aeroporto Internacional Aluízio Alves às 10h.

G1RN*

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.