Conheça quais são os novos procedimentos para embarque nos aeroportos

A partir desta segunda-feira (18), entrarem em vigor mudanças nas regras de segurança dos aeroportos que deve vigorar até o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Em função das medidas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda que os passageiros cheguem ao aeroporto duas horas antes do horário de embarque, mesmo em vôos domésticos, ou seja, dentro do Brasil.

 A partir dessa data, todas as pessoas estão sujeitas a passar por revista física feita por agentes aeroportuários, desde que seja do mesmo sexo. Crianças e passageiros com necessidade de assistência especial também podem passar pelo procedimento. 

Antes de chegar ao aeroporto, saiba quais são as principais mudanças na rotina de em embarque:

Revista Física

O passageiro pode ser revistado por um agente de Proteção da Aviação Civil (Apac) do mesmo sexo, independente do disparo do alarme do equipamento de Raios-X. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado -  a critério do passageiro e dos agentes -  e com presença de testemunha. Não serão realizadas revistas íntimas.

Seleção


Os critérios para seleção das pessoas que passarão por revista física nos aeroportos não foi revelado pela Anac com alegação de que “método para seleção é definido em normativa de cunho sigiloso". A idade mínima das crianças que podem ser submetidas ao procedimento também não foi informada pela agência “por questões de segurança”.


Escâner corporal


O equipamento do tipo escâner corporal (body scanner) poderá ser utilizado em substituição à busca pessoal. Nessa situação, caso persista a dúvida do agente de proteção quanto ao porte de itens proibidos pelo passageiro, poderá ser solicitada a realização de revista física. 

Retirada de computador portátil - notebook


A retirada de computador portátil do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão na passagem pelo raio-X - medida já adotada para voos internacionais -  também será obrigatória para voos domésticos.


Bagagem de mão


A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de raios-X também poderá ser solicitada. Nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos agentes.


Objetos suspeitos



O agente irá solicitar a verificação detalhada caso seja localizado qualquer objeto considerado suspeito. Caso necessário, o passageiro será encaminhado a prestar esclarecimentos junto à Policia Federal


EBC*

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.